quinta-feira, 6 de novembro de 2008




Venom, um pouco da história desta banda.
Pouco grupo têm uma história tão rica quanto ao Venom.Um despretencioso trio que se tornou um ícone para,no mínimo duas gerações do metal e para praticamente todos os seguidores da música extrema.Tudo começou no início dos anos 80,na cidade britânica de Newcastle,onde três amigo uniram-se para fazer som e letras corrosivas,verdadeiros hinos anti-religião.
Vindos de conjuntos inespressivos do interior da Inglaterra,Cronos,Mantas e Abaddon abalaram as estruturas da música pesada com seu disco Welcome To Hell,lançado pela Neat Records.A despreocupação com á parte técnica Também foi uma marca registrada nos primeiros anos,em que Possessed e At War With Satan,consagraram o Venom como um dosmais originais grupo da década.
Influência para as principais banda de black metal,com por exemplo:Mayhem,Emperor... etc,o trio nunca chegou a ter vendagem magníficas,mais arregimentou uma legião de fãs fiéis que acompanham sua trajetória até hoje.As letras satanistas foram encaradas com seriedade por alguns e como parte essencial do tom debochado que bando ostentou por outros.
Mantas deixou o Venom antes da história tour pela América do sul,em 1986.Dois guitarrista foram contratados para substituí-lo e o Brasil foi um dos primeiros países a ver line-up formada com quatro integrantes.A excursão acabou sendo decisiva para criação de uma cena headbanger no país,que vivia a ressaca do primeiro Rock In Rio.
Desde seu início,o Venom foi um dos grupos mais prejudicado pela pirataria de disco.Incontáveis álbuns passaram a ser falcimente encontrados com registros dos brilhantes shows de Cronos e seus companheiros.Mantas acabou retornando para casa alguns anos depois,e a discografia se extendeu com alguma coletâneas e um duplo ao vivo,Eine Kleine Nachtmusik,além de outros álbuns essenciais para colecionadores,como Temples Of Ice e Prime Evil,por exemplo.
Com o passar do tempo,o Venom se tornou-se uma verdadeira lenda no black metal mundial,que resistiu a saída do carismático baterista Abaddon,aos projeto solo de Cronos e Mantas,que não tiveram uma recpção muito calorosa por parte dos fãs,e até um precoce fim.Seu público manteve-se ligado e sempre aguardando novos trabalhos.
Em 2000 surgiu a grande notícia:o Venom estava vivo e pulsante.O disco Ressurrection trouxe uma formação renovada com a presença da Antonn na bateria.Um músico muito técnico e que injetou uma nova dose de energia na banda.Mais pesada,extremamente bem tocada,o som do Venom ganhou contornos modernos mais sem perder sua características.

Nenhum comentário: