quinta-feira, 6 de novembro de 2008


A banda de black metal e viking metal Bathory foi formada em 1983 na cidade de Estocolmo, capital da sueca, quando o multi-instrumentista Ace Thomas "Quorthon" Forsberg e dois amigos, o baterista Jonas Akerlund e o baixista Freddan Hereafter, se juntaram para tocar covers. Como a maioria das bandas, o Bathory começou em uma garagem, onde segundo o próprio Quorton era tão pequena que mal cabia os músicos.
O nome Bathory se origina da condessa húngara Erzsébet Báthory, considerada a serial-killer mais famosa da Hungria.
Por ser um projeto apenas de estúdio, não realizando apresentação em shows, uma das únicas gravações em imagem da banda é o vídeo-clipe da música “One Rode To Asa Bay” do álbum Hammerheart.
O primeiro álbum da banda é denominado Bathory, um álbum de black metal clássico. Seu lançamento ocorreu em 1984, com a capa preta e o bode dourado (símbolo da banda), mas como o preço ficou elevado, o logotipo foi prensando em branco, e apenas algumas capas foram impressas com o bode dourado, a qual ficou conhecida como “The Yellow Goat”.
Em 1985 a banda lança seu segundo disco o álbum “The Return of the Darkness and Evil”. Destaca-se a música "Born For Burning", dedicada à bruxa Marrigje Ariens.
É lançado em 1987 o álbum “Under The Sign of the Black Mark”, sendo a música “Woman of Dark Desires” é dedicada a Elizabeth Bathory.
Em 1988 a banda lança o álbum "Blood Fire Death", é notada uma evolução musical de Quorthon e o disco é considerado o lançamento do gênero Viking Metal. Sua capa é uma obra do pintor Peter Nicolai Arbo, intitulada Åsgårdsreien, (1872).
No ano de 1990 é lançado o álbum "Hammerheart", onde é marcado com o lançamento do único vídeo-clipe da banda, as letras agora totalmente voltadas para a temática Viking.
Em 1991, “Twilight of Gods” é lançado, álbum que na contracapa existe um trecho de Friedrich Nietzche onde o autor prega a época da Decadência dos Deuses.
Transcrição do texto da contra-capa

“O, what harm do we not bring upon our self in search of the utter freedom in this modern age of madness. Man will need to ask herself: -"now that we seek to record all our origin,
We have also proven that god is not. Who will now tell us so that we will listen, when we have broken the last of the laws of nature when we shouted "freedom. Liberty" and held nothing against the elimination of the first?" one may indeed fear this era, for it is not only the moment of truth and of repentance. For it is also truly...........The twilight of the gods!"
A banda desintegrou-se no dia 6 de julho de 2004, quando Quorthon sofreu um ataque cardíaco em sua própria casa.

Nenhum comentário: